Após ouvidas as secretarias municipal e estadual de saúde e considerando as especificidades das instituições aqui presentes, chegou-se a uma conclusão consensual quanto à imensa preocupação da continuidade das atividades letivas nas instituições de ensino superior (IES).
Em razão disso e considerando as naturezas jurÃdicas diferentes entre as IES públicas e privadas, UFPR e UTFPR decidem suspender, a partir de amanhã, 16 de março, as atividades letivas presenciais pelo prazo de 14 dias, inclusive para planejar e atender as condições de prevenção necessárias no combate ao COVID-19 recomendadas pelas próprias autoridades públicas de saúde (a exemplo de itens de higiene como álcool gel e sabonetes, praticamente ausentes no mercado).
As demais instituições presentes, em razão das suas especificidades, irão, a partir desta segunda-feira, encaminhar reuniões para definir eventual e progressiva suspensão de suas atividades.
Certas de que possuem um compromisso com a ciência e com as suas respectivas comunidades universitárias, e compromissadas com o diálogo permanente com as secretarias de saúde, as IES também partilham da preocupação de orientar e conscientizar seus alunos, docentes e funcionários com relação ao coronavÃrus e manifestam sua vigilância para a prevenção e o combate à pandemia.
Assinam esta nota os reitores da UFPR, PUC, UTFPR e Positivo.
RU’s
A Universidade Federal do Paraná informa que o ofÃcio que circula nas redes sociais sobre o fechamento dos Restaurantes Universitários, a partir de segunda-feira (15), segue determinação da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do CoronavÃrus e da Prefeitura de Curitiba. A UFPR adota a medida para evitar o grande aglomerado de pessoas que se formam nos restaurantes, a contaminação dos utensÃlios de cozinha – principalmente dos talheres que ficam mais expostos e ao alcance e manipulação de todos – e dos alimentos.
Os RU’s da UFPR servem mais de 10 mil refeições/dia, em 7 localidades do Estado, e a manutenção de seu funcionamento coloca em risco a saúde de estudantes, professores e servidores técnicos-administrativos.
A expedição do ofÃcio foi feita nesta sexta-feira, para evitar que perecÃveis sejam comprados pelos fornecedores dos restaurantes – a compra dos alimentos é feita dias antes de serem servidos – e centenas de quilos de alimentos sejam desperdiçados.
Durante o perÃodo de suspensão dos serviços, a universidade, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, disponibilizará auxÃlio-refeição aos estudantes em situação de fragilidade social e já atendidos por ações de apoio à permanência da UFPR.
Acompanhe as ações da UFPR relacionadas ao CoronavÃrus