Pesquisa da UFPR pode contribuir no tratamento de infecção generalizada

Pessoas afetadas pela sepse – infecção generalizada no sistema circulatório causada por bactérias, que provoca a queda de pressão arterial e consequentemente a falência múltipla de órgãos por falta de oxigênio, poderão se beneficiar com uma pesquisa da UFPR. De acordo com o professor de Farmacologia, Aleksander Zampronio, este estudo, que teve início no Canadá e tem continuidade na UFPR, pode representar mais uma estratégia terapêutica importante para o tratamento da sepse”.

Ao avaliar a atividade elétrica em neurônios isolados, Zampronio observou que uma determinada molécula chamada endotelina diminuía a liberação de vasopressina, uma substância capaz de aumentar a pressão arterial. O efeito da endotelina, segundo ele, ocorre através da liberação de endocanabinóides endógenos, substância esta que pode regular a liberação de neurotransmissores que seriam importantes para a liberação da vasopressina.

Por isso, os estudiosos “elegeram a sepse como objeto de estudo, por se tratar de uma situação onde altas concentrações de endotelina são liberadas pelo corpo e onde se observa uma queda da pressão arterial”, destaca o professor da UFPR. Zampronio ressalta que “estes são os primeiros resultados do estudo e que há muito ainda o que investigar”.

Continuidade da pesquisa

Por se tratar de uma área pouco pesquisada no Brasil, a pesquisa do professor Zampronio, teve continuidade no trabalho de dois alunos que orienta. São eles Daniel Fraga, que faz pós-doutorado, e Mariane Cristina Guttervill Leite, aluna de mestrado, ambos bolsistas do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Foto: Rodrigo Juste Duarte

De acordo com Zampronio, o trabalho de Daniel Fraga demonstrou que a administração de um medicamento que bloqueia a ação dos endocanabinóides endógenos, o rimonabanto (substância utilizada para redução de peso, mas que foi proibida no Brasil), “reduziu significativamente a mortalidade dos animais com sepse, mesmo quando administrada após o início da doença”. O mesmo resultado foi verificado quando administrados os bloqueadores da ação da endotelina.

A investigação prossegue na UFPR com o estudo da bolsista do Reuni, Mariane Cristina Guttervill Leite, que procura confirmar se o efeito destes dois medicamentos está relacionado com o aumento da liberação de vasopressina (hormônio com efeito antidiurético, secretado em casos de desidratação e queda da pressão arterial) e com o aumento da pressão arterial. A previsão para finalizar esta etapa da linha de pesquisa é em abril de 2014.

Flaécia Gomes, com orientação de Celsina Favorito, da Assessoria de Comunicação Social da UFPR.

Fonte: http://www.ufpr.brufpr/noticias/pesquisa-da-ufpr-pode-contribuir-no-tratamento-de-infeccao-generalizada/