Pesquisadores do DPRF participam de eventos científicos em MG e SC

Integrantes do Laboratório Alegria em Movimento, Saúde e Funcionalidade (LAM-SF), do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (DPRF) da UFPR estiveram recentemente em dois eventos científicos, para apresentação de trabalhos, palestras e mesa-redonda.

O primeiro deles foi o V Congresso Brasileiro de Fisioterapia Aquática (CBFA) promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática (ABFA), entre os dias 20 e 22 de maio de 2022, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A doutora Bruna Yamaguchi conduziu a palestra “Avaliação Fisioterapêutica Aquática” sobre a avaliação aquática funcional, por meio da Aquatic Functional Assessment Scale (AFAS).  A mestre Isabela Villegas e as mestrandas Giovanna Cristina Leveck e Taina Christinelli apresentaram pôsteres com resultados de pesquisas da graduação em Fisioterapia e da pós-graduação em Educação Física da UFPR. Os trabalhos envolveram a parceria do DPRF com as secretarias de saúde Municipal e Estadual para o uso de piscinas, como a do Hospital de Reabilitação de Curitiba.

Inserir um pouquinho de texto (1)

Entre os dias 27 e 29 de maio, foi a vez do II Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina, promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), em parceria com as associações das especialidades em Fisioterapia. As professoras Luize Bueno de Araujo e Vera Lúcia Israel apresentaram a palestra “Pesquisa: Fisioterapia Aquática do bebê ao vovô”, onde expuseram os estudos da UFPR na busca de práticas baseadas em evidências em Fisioterapia Aquática (FA). Outras palestras foram ministradas pelos fisioterapeutas Abdo Zeghbi (Especialidade FA); Lisiane Fabris (Empreendedorismo em FA) e ao final a mesa redonda com os quatro palestrantes. Também esteve presente o mestrando Luís Henrique Paladini como atualização e registro das atividades pelo LAM-SF no evento.

Inserir um pouquinho de texto (2)

Texto elaborado com informações de Giovanna C. Levek, Tainá Christinelli, Vera Lúcia Israel, Luize Bueno de Araujo e Luis Henrique Paladini.