O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO da UFPR está formando sua primeira turma. A primeira defesa de mestrado ocorreu no último dia 28 de junho.
O aluno Ari Langrafe Junior, sob a orientação da professora Anita Nishiyama, apresentou o trabalho “Fisiologia do estresse por meio de aprendizagem baseada em problemas e seus impactos no bem-estar subjetivo em adolescentes”.
Ari (foto) comparou aulas expositivas tradicionais com o método Problem Based Learning (PBL) no desempenho escolar e no bem-estar subjetivo de alunos de ensino médio da rede pública. Após o término das aulas sequenciais, observou-se que o PBL se mostrou mais eficaz, com aumento nas notas, domínio da não-violência e percepção de situações de estresse em relação ao grupo-controle.
“A análise dos dados mostra que, os alunos conseguem perceber situações de estresse em suas próprias vidas e podem escolher lidar com ele de forma não-violenta. Assim, o estudo da fisiologia do estresse por meio PBL se mostra como um método eficaz para alunos do ensino médio, proporcionando uma análise reflexiva e contextualização dos conteúdos”, relata a professora Anita.
Além de Ari, outros sete mestrandos apresentam seus trabalhos de conclusão de curso até o final do mês de julho. Para a coordenação do PROFBIO, o efeito que os formandos terão na sociedade será observado na mudança da filosofia na arte de educar, “Não mais pautada pelo simples acúmulo de informações, mas pelo estimulo do desenvolvimento de outras qualidades nos alunos como o senso crítico, a capacidade de questionamento e o espírito colaborativo”, ressalta o vice-coordenador do programa, professor Jaime Paba.
Processo Seletivo
Estarão abertas a partir do dia 15 as inscrições para a nova turma do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO. Presente em 18 universidades brasileiras, entre elas a UFPR, o programa oferece qualificação profissional a professores das redes públicas de ensino de biologia, com encontros presenciais no Setor de Ciências Biológicas às sextas-feiras e atividades à distância.
O exame de seleção consiste em uma prova de conhecimentos, que será aplicada no dia 29 de setembro de 2019.
O curso tem duração de dois anos. Na UFPR, são ofertadas 28 vagas de ampla concorrência e duas vagas de ações afirmativas. As inscrições devem ser realizadas até o dia 22 de agosto, pelo site www.ufmg.br/copeve/