Uma equipe da Universidade Federal do Paraná desenvolveu o portal “Histologia de Órgãos e Sistemas – Texto e Atlas”. A página apresenta os sistemas do corpo humano, com textos e imagens de lâminas histológicas, sem a necessidade de estar presente em um laboratório físico com microscópio. O site foi pensado para auxiliar alunos de qualquer curso ou período (principalmente das áreas biológicas e da saúde) que precisem de ajuda com a matéria e para utilização de professores de ensino médio em sala de aula.
A ideia de produzir o conteúdo começou quando os alunos de medicina Leonardo Fleury da Silva, Lucas Wisnieck Tanamati, Max Victor Scharamm e Rafael Moretti procuraram o professor Luís Fernando Fávaro, do Departamento de Biologia Celular e Molecular, para realizar monitoria na disciplina de histologia. “Eles tinham características de alunos que eu queria ter para trabalhar comigo nesse projeto. A seleção foi minha observação durante as aulas, o senso crítico e maneira como atuavam”, relata Fávaro. Assim, os alunos puderam explorar suas habilidades na programação, no registro fotográfico, na escrita e nos desenhos das imagens utilizadas no site.
A proposta é que o atlas seja mais didático que os livros regulares, com texto mais acessível, visualmente atrativo e que estimule a leitura. Assim, o material contempla quem quiser conferir todo o conteúdo e também quem deseja apenas estudar pelas imagens. “Pensamos também em algo que tivesse um retorno para a sociedade, fazendo um material gratuito e de fácil acesso”, completa o docente.
Ao todo, foram quase três anos de produção até o lançamento. A confecção passou por várias fases. Quando começaram, antes da pandemia, todos ainda estavam no Centro Politécnico e podiam consultar o professor sempre. Quando começaram a ter aulas no Complexo Hospital de Clínicas (CHC), o grupo se organizou para fazer reuniões semanais. Por fim, com a pandemia e as aulas remotas, foi necessária uma nova organização, com encontros à distância, que viabilizaram o término do portal.
Os criadores esperavam que o site tivesse um alcance maior, além da UFPR, e hoje esse material já está sendo utilizado em diferentes universidades no país. “Nas aulas, nos recomendavam ao atlas da USP, então se a gente conseguisse chegar nesse nível seria muito bom”, conclui Moretti. O material completo está disponível no endereço https://histologiatextoeatlasufpr.com.br/
Texto: André Festa
Foto: Jully Ana Mendes
Sob orientação de João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)