O projeto “Palmeiras endêmicas de campos de altitude do sul do Brasil: Modelagem de ocorrência e ações emergenciais para sua conservação” foi aprovado para receber financiamento da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza de R$ 193 mil, pelos próximos dois anos.
Em colaboração com a Sociedade Chauá, o grupo de pesquisa do Laboratório de Ecologia Funcional de Comunidades (LABEF) da UFPR analisará cinco espécies de palmeiras endêmicas dos campos de altitude do Sul do Brasil. A modelagem servirá para avaliar a persistência das espécies frente às mudanças no clima e no uso da terra. As cinco espécies terão ações emergenciais de conservação desenvolvidas, coletas de sementes, estudos de germinação, assim como produção de mudas.
Fazem parte desse projeto o professor Marcos B. Carlucci, do Departamento de Botânica, a pós-doutoranda em Ecologia e Conservação Fernanda Brum e a mestranda do PPG-Eco Licet Fernanda Calambas .
Mais detalhes estão disponíveis na reportagem do Jornal Metro do último dia 13, disponível em https://www.readmetro.com/en/brazil/metro-curitiba/20180913/4/