O Projeto de Extensão “Jiu-Jitsu na Universidade” difunde o esporte no ambiente universitário, além de apresentá-lo como um meio para o desenvolvimento da percepção corporal e da autoconfiança.
Coordenado pelo professor Tácito Pessoa de Souza Junior, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o projeto existe há 14 anos e já formou mais de 100 atletas. Entre eles, estão nomes como Alexandre Okuyama, Heloise Kulig e Erickson Oliveira, que foram estudantes da instituição e se destacaram em competições regionais e nacionais.
Atualmente, são ofertadas duas modalidades de treinamentos gratuitas, no Câmpus Botânico. A escolinha de Jiu-Jitsu funciona às segundas, quartas e sextas, das 12h às 13h15, apenas para iniciantes. As aulas são abertas a estudantes da UFPR e para a comunidade externa, sem necessidade de inscrição prévia.
De segunda à sexta-feira, das 18h30 às 20h30, acontecem os treinos de competição. Também abertos à comunidade, as aulas são destinadas a quem já treina Jiu-Jitsu ou tenha frequentado as aulas de iniciação por três meses.
O Jiu-Jitsu Brasileiro é uma arte marcial originária do Jiu-Jitsu japonês e criada por Hélio Gracie, que, com seus familiares, difundiu o esporte no Brasil.
A UFPR foi a primeira instituição federal do Brasil a ter a disciplina no currículo de Educação Física, em 2013. Nas aulas, os alunos conhecem a história da modalidade, seus fundamentos, defesa pessoal e as principais posições básicas da chamada “Arte Suave”, nome dado ao esporte, que se baseia em movimentos livres, sem a imposição de força.
De acordo com o coordenador do projeto, “o Jiu-Jitsu é muito mais que uma arte marcial, é um estilo de vida, um formador de caráter, um desenvolvedor de autoconfiança, que pode ser utilizado amplamente em vários segmentos e etapas da vida”.
Projeto de Extensão “Jiu-Jitsu na Universidade”
Escolinha: segundas, quartas e sextas, das 12h às 13h15
Treinos de Competição: segunda à sexta, das 18h30 às 20h30
Local: Câmpus Botânico da UFPR – Rua Coração de Maria, 92
Mais informações: @proftacito.junior no Instagram