Oferecer capacitação a professores de escolas públicas de Curitiba e região para aprimorar o ensino de Biologia Molecular e Genômica. Esse foi o objetivo do evento realizado entre os dias 20 e 24 no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR.
O 4º Curso de Biologia Molecular e Genômica é uma iniciativa do Núcleo de Fixação de Nitrogênio (NFN), da Rede Latinoamericana de Ciências Biológicas (Relab), dos Programas de Pós-graduação em Ciências-Bioquímica e em Bioinformática da UFPR e do CNPq.
Durante cinco dias, os 32 participantes tiveram módulos teóricos e práticos em temas como duplicação de DNA, estudo de código genético, engenharia genética e bioinformática. Após o curso, o NFN disponibilizará, mediante agendamento, o laboratório portátil de Biologia Molecular e Genômica para visita às instituições interessadas em realizar o curso, visando estimular os alunos à carreira científica.
A professora Eliane Cristine Schimidt Guraleski atua no Colégio Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Para ela, a metodologia do curso e o empenho dos professores da UFPR em fazer o treinamento no período de férias foi o que mais chamou a atenção. “Quando eu venho fazer um curso, eu aplico em sala de aula uma didática diferente. Retenho o conhecimento e melhora a qualidade da minha aula”, enfatiza.
As atividades foram conduzidas pelos seguintes professores e pós-graduandos da UFPR: Fábio de Oliveira Pedrosa, Maria Berenice Reynaud Steffens, Thalita Tuleski, Edileusa Gerhardt, Rose Adele Monteiro, Adrian Richard Schenberger, Alex Tramontim, Giseli Klassen, Anelis Marin, Leonardo Magalhães Cruz, Vinícius Weiss, Carla Wanderer, Mariana da Rocha Piemonte e Leda Satie Chubatsu.
Fotos – Marjorie Teixeira (ASPEC)