Eliza Carvalho – Análise filogenética com elementos ultraconservados

A estudante de biomedicina Eliza Carvalho pesquisou em seu TCC o uso de elementos ultraconservados (UCEs) como Ferramenta Para Análise Filogenética.

Os elementos ultraconservados são regiões genômicas de animais que não foram alteradas ao longo da evolução das espécies. Antigamente conhecidos como DNA lixo, sabe-se hoje que essas sequências participam do desenvolvimento de tecidos e podem ser utilizadas em estudos de filogenia, que é a relação evolutiva entre grupos de organismos.

“O objetivo desse estudo, portanto, é explorar as UCEs como marcadores moleculares para reconstrução das relações filogenéticas entre animais vertebrados e invertebrados.”, resume Elisa.

Para comparar estes genomas, Eliza utilizou ferramentas computacionais, o que consistiu em um desafio, pois este não é um assunto muito explorado no curso de Biomedicina. No futuro, a estudante pretende ingressar em algum programa de pós-graduação na área de biologia molecular ou onco-hematologia.

4-eliza-joao-ok

O uso de ferramentas computacionais foi um dos desafios do TCC de Eliza. Foto – Arquivo pessoal