A trajetória da Professora Ida Cristina Gubert na UFPR teve início na sua formação em Ciências Biológicas e o mestrado em Genética. Sua carreira como professora na universidade começou em 1980, onde atua até hoje com dedicação exclusiva. Atualmente, trabalha com a linha de pesquisa no segmento de imunodiagnóstico, ministrando aulas e orientando trabalhos no Departamento de Patologia Básica.
“Sinto muito orgulho de ver meus alunos – aos quais chamo de ‘estrelas que brilham’ – tendo destaque dentro e fora da universidade. Tenho consciência de que cumpri o papel de educadora, de formadora, com muita paixão”, resume a docente.
Ida é querida por inúmeros professores, técnicos e alunos. Alguns deles expressam neste espaço a admiração que possuem por sua dedicação, comprometimento e ética com que realiza seu trabalho.
“Parabenizo a Professora Ida Cristina Gubert por sua força e dedicação. Ela sempre esteve muito presente na minha caminhada na UFPR. Foi minha professora de Imunologia no Curso de Ciências Biológicas e em 1994 ajudou-me muitíssimo no início da minha carreira como professora de Imunologia no Campus Palotina. Não há palavras que descrevam o sentimento de admiração e gratidão que sinto por ela”.
Profª Simone Benghi Pinto
“Na semana na qual homenageamos as mulheres, uma que merece destaque é a Ida Cristina Gubert, Professora Titular do Departamento de Patologia Básica, SCB da UFPR e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde, locais onde atua com imensa Dedicação, Integridade e Honestidade ao longo de muitos anos. A nossa palavra que expressa admiração, respeito e carinho à esta formidável mulher e professora educadora, a qual possui imensa espiritualidade e especial amiga é a gratidão por sua pessoa ética, guerreira e vencedora de tantos desafios. Por toda sua doação de vida à nossa universidade e comunidade! Parabéns!”
Profª Cristina Leise Bastos Monteiro
“Ida Gubert é fonte constante de inspiração para uma vida universitária completa.
Sua habilidade e comprometimento como educadora são características sempre lembradas pelas várias gerações de profissionais que Ida ajudou e ajuda a formar. Para mim é exemplo de postura ética, profissional e de dedicação a nossa universidade. Sua amizade sincera e disposição incondicional de ajudar são atitudes pessoais que fundamentalmente contribuíram para o meu crescimento pessoal e acadêmico”.
Prof. Silvio Marques Zanata
“Ida, não por acaso inicia-se com a letra I.
Mulher Inteligente, íntegra, idônea, independente, incansável…
Sempre imponente e impecável. Impressionantemente incrível. Inigualável, ímpar.
Inspiradora, intuitiva, iluminada.
Às vezes intempestiva, mas imprescindível!”
Profª Juliana de Moura
“A professora Ida Gubert é uma referência para mim em termos profissionais e pessoais. Ela tem uma visão muito ampla e lúcida da Universidade. Sempre recorro a ela para pedir conselhos sobre o dia-a-dia na universidade, como questões administrativas e éticas. E como professora ela é uma inspiração. Lembro que quando cheguei no Departamento de Patologia Básica assisti a algumas de suas aulas de Imunologia. Aprendi muito e, ao mesmo tempo, tomei consciência de que nunca chegaria a ser uma professora tão completa como a Ida. Ela é realmente um exemplo! E acima de tudo uma mulher admirável!”
Profª Adriana Mercadante
“A professora Ida Gubert, além de ter sido minha professora na graduação, homenageada pela minha turma, hoje é minha colega de departamento. Sou grande admiradora dela como pessoa e profissional. Excelente professora, conservadora na forma de ministrar suas aulas, preza pela conduta ética e responsável de seus estudantes. Conhecedora da Universidade como poucos, é um referencial para mim, que ingressei há pouco nas atividades administrativas. Durante os anos de convivência pude testemunhar sua empatia, disponibilidade e sensibilidade. Certamente, a Profa. Ida é uma pessoa que merece este reconhecimento”.
Profª Patricia Dalzoto
“A professora Ida é uma referência para mim em várias questões profissionais, pela sua ponderação. Quando preciso de alguma orientação, é a ela a quem primeiramente recorro. Além disso, admiro muito sua trajetória pessoal.”
Profª Lia Sumie Nakao
“Ela teve papel fundamental na minha formação profissional e pessoal. Com seu jeito único, positivo e determinado me encantou e inspirou desde as primeiras aulas de Imunologia e sempre foi um exemplo a seguir, orientadora no meu desenvolvimento e escolhas acadêmicas e uma amiga nas horas que precisei. Presente na minha vida e muitas vezes a minha família em Curitiba. Ela me inspira até hoje: mulher linda, que sorri com o olhar e sabe amar e acolher, talentosa e com um generoso coração! Só desejo que você seja sempre muito feliz!”
Flávia Galindo Silvestre Silva, bióloga formada pela UFPR
“A professora Ida marcou minha vida acadêmica por apresentar a disciplina que me encantaria e que me motivaria a aprofundar os estudos na área de saúde. Seu incentivo à pesquisa, sempre nos conduzindo a realizar as perguntas corretas nos ensaios, tornava a Ciência ainda mais instigante. Mas a Ida não é só uma grande orientadora e professora e, de forma ímpar, despida dos títulos e da impessoalidade que a academia por vezes impõe, ela mostra-se uma grande amiga, incentivadora, mentora, sempre presente nos momentos felizes mas também nos desafiantes dando seu apoio e força. Um exemplo de mulher, professora, amiga. Sinto-me privilegiada por conhecê-la e trazê-la para minha vida há mais de 20 anos. Ida: qualquer palavra aqui não traduz minha admiração e amor por você. Muito obrigada por fazer parte da minha história!”
Cynthia Merlin, bióloga formada pela UFPR
“Completo 13 anos de convívio com a Profa. Ida Gubert. Sua atuação dentro da UFPR é para mim inspiradora e nos convida a sermos mais pró-ativos, corajosos, reflexivos e a buscarmos uma vida profissional que seja a mais significativa possível.”
Profª Lucy Ono
“Dedicação e respeito são adjetivos que marcam a história da Prof Ida na UFPR, e, os mesmos atributos estão presentes nas suas relações pessoais. Tenho nela um exemplo de mulher que, com sua luta e caráter, forjou a personalidade forte e encantadora, presente em nosso dia a dia”.
Profª Larissa Alvarenga