Luciane Bittencourt Carias de Oliveira

A professora Luciane Bittencourt Carias de Oliveira, do Departamento de Anatomia, tinha vontade de cursar biologia marinha. Porém, na época do vestibular optou por medicina. Durante a graduação, teve muito apreço por anatomia e escolheu cirurgia geral como linha de estudos. Fez parte de monitorias e a partir do segundo ano começou a dar aulas no Colégio Estadual do Paraná, nos cursos técnicos profissionalizantes. Durante o mestrado, ingressou à UFPR como professora, e foi a primeira mulher a lecionar anatomia para medicina em nossa universidade, nos anos 1990. “A tecnologia trouxe grande mudança na minha trajetória. Hoje, temos peças sintéticas, vídeos e o museu de anatomia, que nos dão um grande apoio para o ensino descritivo que é a anatomia”. Também participou do Conselho Universitário e do Conselho de Planejamento e Administração. Durante alguns anos, dividiu a sala de aula com as cirurgias e plantões em hospitais. Aos poucos, deu mais espaço para as atividades na universidade e com o nascimento de sua filha, descobriu o quanto a docência é importante em sua vida. “Dizem que nascemos duas vezes, a primeira quando nascemos mesmo e a segunda quando a gente descobre por que nasceu. E eu me descobri como professora, hoje, apesar de ainda manter vínculo com o Siate, a minha paixão é a sala de aula”. Luciane colabora com os projetos de extensão do Departamento e ministra aulas para os cursos de medicina e educação física. Junto com seus alunos, participará pela terceira vez da Olimpíada de Anatomia, onde já conquistou o segundo e terceiro lugares. Agora, em 2019, ela anseia a medalha de ouro.

Luciane