A história da Professora Mirna Martins Casagrande com a UFPR tem mais de 40 anos. Aqui, ela graduou-se em Ciências Biológicas, fez o mestrado e o doutorado em Entomologia. Foi pesquisadora visitante em grandes coleções entomológicas do Brasil, America do Norte e Europa. Especialista em Lepidoptera (ordem de insetos que inclui as borboletas), ela leciona até hoje para os cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Florestal, além orientar no PPG-Entomologia.
Sobre ser inspiração para estes e outros profissionais, Mirna ressalta que o importante é o respeito e a motivação às pessoas. “Temos que ter uma postura responsável e que respeite a cada um nas suas peculiaridades. Cada indivíduo tem uma particularidade, que precisa ser descoberta. Assim podemos aproveitar o potencial desta pessoa ou conviver sempre procurando motivá-la, ressaltando o que ela tem de melhor”.
Seus colegas e alunos a admiram por sua coragem, sua inspiração e seu pioneirismo e aqui, neste espaço, deixam seus depoimentos na íntegra.
“Sabendo das dificuldades que a mulher enfrentou, e ainda enfrenta no meio acadêmico, para mim, a Professora Mirna é exemplo em vários sentidos. Seus ensinamentos nos inspiram, seja no amor pela ciência, seja na coragem que ela nos transmite, para enfrentar os desafios e nunca desistir dos nossos sonhos”.
Mônica Piovesan, Doutoranda em Entomologia
“Co-orientadora de toda minha vida acadêmica, a professora Mirna é um exemplo de docente voltado à formação integral de seus estudantes. Apesar de todas as limitações de tempo e de recursos de nossa vida acadêmica, sempre encontrou momentos para nos inspirar com sua paixão pela ciência, pelo ensino e pelas relações humanas. Um grande exemplo de vocação acadêmica”.
Professor Eduardo Carneiro
s\axdzczz
“A Professora Mirna certamente deixou e deixará uma influência marcante na trajetória da minha vida e carreira. Sua excelência se mostra não apenas na sua notória competência como professora e orientadora, mas também na ousadia de seguir o caminho da pesquisa científica em uma época em que a sociedade ainda era algo aversa a ver a mulher fora de seus “papéis tradicionais”. Certamente, pessoas como ela ajudaram a abrir as portas para toda uma geração de novas cientistas. A Professora Mirna é uma inspiração para todos aqueles que estão em sua volta. Sua dedicação, diligência e independência renderam a ela mais de duas centenas de publicações científicas que garantem, com todo mérito, seu nome entre os maiores da taxonomia brasileira.”
Fernando Maia Silva Dias, Doutor em Entomologia