Rosana Moreira da Rocha

A professora Rosana Moreira da Rocha, do Departamento de Zoologia, aos 13 anos já sabia que queria trabalhar com o mar. Durante a faculdade se dedicou à prática de mergulho e iniciou suas pesquisas com as ascídias, invertebrados que se fixam em rochas costeiras, filtram água do mar e são próximos evolutivamente dos vertebrados. Seu pioneirismo veio devido à curiosidade e paixão pela delicadeza desses organismos. Na época da pós-graduação, teve oportunidade de conhecer novos métodos de pesquisa em uma viagem à Europa, uma vez que no Brasil ainda não havia os recursos hoje existentes. Na UFPR, além da docência, também atuou na gestão: foi vice-coordenadora e coordenadora da Pós-Graduação em Zoologia, além de ter sido chefe do Departamento de Zoologia. Participa ativamente de sociedades científicas, por acreditar que estas possuem papel importante para o desenvolvimento da ciência, assim como a criação de políticas públicas para melhorar o conhecimento e incentivar a pesquisa. Toda sua trajetória acadêmica e em pesquisa lhe rende um importante papel na biologia marinha, pois 30% das espécies de ascídias que se tem conhecimento em nossa costa, tiveram sua descrição e registro, trabalho do qual se orgulha. Também contribui com a formação de novos taxonomistas, tanto brasileiros como estrangeiros. Atualmente suas pesquisas são em colaboração com parceiros no Equador e México, com potencial para descobertas de espécies novas.

????????????????????????????????????