Assessoria de Relações Internacionais – ARI/UFPR
Os alunos UFPR interessados em Programas de Intercâmbio devem se dirigir a Assessoria de Relações Internacionais da ARI/UFPR. A Instituição conta com Programas de Mobilidade Acadêmica dentro e fora do paÃs. Além de programas oficiais do Governo, como o Ciências Sem Fronteiras.
Site:Â http://www.internacional.ufpr.br/
E-mail: internacional@ufpr.br
Telefone: 3360-5367 /Â Fax: 3264-2243
Endereço: Rua XV de Novembro, 1299 – CEP: 80060-000 – Curitiba/PR – Brasil
Horário de funcionamento é de segunda a sexta das 07h30 às 19h30 e o atendimento ao público externo é de segunda a sexta das 8h às 18h00.
Ciências Sem Fronteiras
Para mais informações sobre o programa e editais consulte o site oficial e a ARI.
Procedimentos Importantes
Para manter o vÃnculo com a UFPR todo aluno que sair para Intercâmbio (independentemente do programa/convênio) deverá solicitar matrÃcula em CONVÊNIO-PC junto a ARI/UFPR (Formulário de solicitação de matrÃcula em CONVÊNIO-PC).
A Coordenação do Curso de Fisioterapia solicita que antes de sua saÃda os alunos do curso entreguem a Coordenação:
Estágio no Exterior
 * A Coordenação do Curso e a COE assinará autorizando o estágio e indicará um professor orientador aqui da UFPR que manterá contato com você para acompanhar as  atividades do estágio.
*Importante: o estágio terá duração máxima de 1 semestre e as datas do plano de atividades não podem ser retroativas.
RETORNO – EQUIVALÊNCIA E APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS
Para as disciplinas cursadas no exterior que tenham correspondência no currÃculo do Curso o aluno poderá solicitar Equivalências e para as disciplinas cursadas no exterior que NÃO tenham correspondência no currÃculo do Curso o aluno poderá solicitar a Computação em seu histórico escolar de Carga horária Optativa.
Para solicitar a abertura de Processo de Equivalência de Disciplina ou Computação  de Carga horária Optativa cursada no exterior o aluno deverá procurar a Coordenação do Curso com os seguintes documentos :
I. Histórico  escolar  ou  certificado  originais,  da  época  de  conclusão  da  disciplina, completo e atualizado, em que constem a denominação da disciplina, sua carga horária total,  nota ou conceito e frequência obtidas, bem como os parâmetros mÃnimos para aprovação na Instituição de origem;
II. Programas  das  disciplinas  cursadas  na  instituição  de  origem  com  autenticação (carimbo, visto ou autenticação eletrônica, etc…), onde constem os planos de ensinos (ementa, carga horária, objetivos, conteúdo programático ou desdobramento da área de conhecimento  em  unidades,  procedimentos  didáticos,  formas  de  avaliação  e bibliografia básica utilizada);