DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA —
Regimento:Â Regimento-dzoo
Secretário: Marcos Antônio Fornari. E-mail deptzoo@ufpr.br
Chefe: Prof. Mauricio Osvaldo Moura. E-mail mauricio.moura@ufpr.br
Suplente: Prof. Mário Antônio Navarro da Silva. E-mail mnavarro@ufpr.br
Todos os professores do Departamento são doutores: 24 do Quadro Permanente e 04 do Programa Sênior. A principal caracterÃstica do Departamento é a excelência em pesquisa cientÃfica, traduzida pela participação de todos os docentes em um ou mais programas de Pós-Graduação e significativa marca de 15 bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Há também 08 servidores técnico-administrativos, a maioria biólogos de formação, parte com doutorado. O Departamento orgulha-se de somar hoje o expressivo número de mais de 2000 publicações em periódicos cientÃficos especializados, sem contar os livros didáticos, capÃtulos de livros, publicações técnicas, relatórios técnico-cientÃficos e outras publicações.
O Departamento de Zoologia oferece disciplinas obrigatórias e optativas aos cursos de graduação em Biologia, Biomedicina, Engenharia Florestal, Agronomia e Zootecnia e os professores orientam anualmente de 15 a 20 estudantes em monografias de final de curso. Entre 2014 e 2017 foram também orientados mais de 75 estudantes no Programa de Voluntariado Acadêmico.
Além da docência, entre outras atividades desenvolvidas pelos professores destacam-se a administração de três programas de Pós-graduação (Entomologia, Zoologia e Ecologia & Conservação), direção da Sociedade Brasileira de Zoologia e da Sociedade Brasileira de Entomologia, com a publicação da Revista Zoologia e do Boletim Informativo pela primeira, e da Revista Brasileira de Entomologia pela segunda.
As coleções cientÃficas do Departamento constituem patrimônio de grande importância para vários grupos zoológicos: Coleção Entomológica Pe. Jesus Santiago Moure (7 milhões de exemplares), Coleção de Vertebrados (MamÃferos e Répteis), Coleção de Ascidiacea (4 mil lotes), Coleção de Cnidaria (mil lotes).
MISSÃO
Ser referência nacional em Ensino, Pesquisa e Extensão em Zoologia, formando profissionais para atuação no magistério, na investigação cientÃfica e na gestão de recursos naturais, com qualificação de alto nÃvel para o estudo da fauna sul-americana, especialmente.
VISÃO
A excelência do desempenho profissional resulta da soma entre conhecimento técnico, responsabilidade, dedicação e disciplina nas rotinas de trabalho, e forte motivação pessoal, esta favorecida pela harmonia nas relações pessoais e pela infraestrutura adequada do ambiente laboral.
HISTÓRIA
O antigo Curso de História Natural, do qual provém o atual Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, foi implantado em 1938, compondo a recém-fundada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba. Em fevereiro de 1938, o Pe. Jesus Santiago Moure, um dos fundadores da referida faculdade, iniciou as funções de Professor de Zoologia do Curso de História Natural. Face aos seus trabalhos relacionados ao estudo das abelhas, o Pe. Jesus Santiago Moure foi convidado, ainda em 1938, a coordenar a Seção de Zoologia do Museu Paranaense e, através de um convênio instituÃdo entre a Faculdade e o Museu, incrementou o desenvolvimento das pesquisas zoológicas vinculadas à Cátedra de Zoologia.
O Departamento de Zoologia foi criado em meados da década de 1950 com a contratação de novos professores. Além do Padre Moure que lecionava a disciplina Chordata e realizava pesquisas sobre abelhas, a Cátedra Zoologia contava com os professores Hans Jakobi, que lecionava a disciplina de Fisiologia Animal e pesquisava os crustáceos copépodos; Jayme de Loyola e Silva que ministrava a disciplina de Invertebrados e pesquisava crustáceos isópodes; Bernadete Lucas de Oliveira e Danúncia Urban, que ministravam aulas de Arthropoda.
A Zoologia esteve instalada inicialmente nas dependências do Colégio Santa Maria, à Rua XV de Novembro. Migrou posteriormente para a Rua Coronel DulcÃdio (hoje Departamento de Música e Artes Visuais), dali para o 9º andar do EdifÃcio Dom Pedro I, na Rua General Carneiro, junto à Reitoria da Universidade, até chegar ao atual Bloco da Zoologia do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico, em 1979, depois de ter passado pelo prédio do ex-Colégio Sacre Coeur de Marie, na antiga BR 116.
Em seu esforço para o desenvolvimento da pesquisa zoológica, o Pe Moure obteve recursos de instituições nacionais e estrangeiras, que propiciavam condições para a melhoria do equipamento e da biblioteca, naquela época um patrimônio fundamentalmente pertencente à Cátedra. De instituições como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NÃvel Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (então Conselho Nacional de Pesquisas) (CNPq) vieram o apoio para o aumento do quadro de professores e pagamento do chamado tempo integral. Além do CNPq foi fundamental para o aumento do quadro de pesquisadores, o Conselho de Pesquisas da Universidade Federal do Paraná, à época dirigido pelo eminente Professor Brasil Pinheiro Machado. Foi destas duas instituições que vieram recursos para admissão de vários docentes nas décadas de 1960 e 1970.
Com a instituição da Pós-graduação nas instituições brasileiras pelos decretos presidenciais de 1967 e 1968 (Reforma Universitária), criou-se o Curso de Mestrado em Entomologia que iniciou a primeira turma no segundo semestre de 1969. O Doutorado em Entomologia foi credenciado em agosto de 1974, sendo o primeiro neste nÃvel da Universidade Federal do Paraná. Atualmente o programa tem classificação 6 na Capes. Ao concretizar-se a reforma universitária em 1970, a carga didática do Departamento de Zoologia ampliou-se consideravelmente, levando a um aumento expressivo no quadro de docentes entre 1970 e 1976 e, em 1975, graças ao esforço do Prof. Dr. Jayme de Loyola e Silva, o Conselho Federal de Educação aprovou a implantação do Curso de Mestrado em Zoologia, e em 1987, o Curso de Doutorado. Atualmente o programa tem classificação 4 na Capes.
Em 2004, foi criado o programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação com a participação de vários professores do Departamento que se envolveram diretamente na administração e condução do programa, cujo doutorado foi autorizado pela Capes para inÃcio em 2007. Atualmente o programa tem classificação 5 na Capes.
Fonte: textos escritos ao longo dos anos pelos Drs. Renato C. Marinoni, Jayme de Loyola e Silva, Maria Angélica Haddad e pela servidora Vera Maria Adélio.
Orientações aos novos membros DZoo março 2019
Infraestrutura SÃntese DZoo à Direção BL março 2019
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2017
Plano de Prevenção de Riscos Ambientais ppra_zoologia_set-2018