Bem-vindos, pós-graduandos DZoo!

Orientações: (i) emergências médicas; (ii) segurança patrimonial e de bens pessoais; (iii) segurança pessoal; e (iv) boas práticas de convívio: clique sobre o título da matéria.

Orientações aos novos membros DZoo

Pós-graduandos/pós-doutorandos e graduandos. Resumo 18/03/2019.

1- Emergências médicas: Plus Santé 3342-2525.

2- Segurança patrimonial e de bens pessoais

– Sempre que sair da sala e ninguém permanecer, trancá-la.

РLuzes e equipamentos: avaliar se podem ser desligados, inclusive da tomada, quando ningu̩m for permanecer na sala; se positivo, faz̻-lo.

РObservando movimenta̤̣o estranha, acionar o recepcionista do pr̩dio.

Porta privativa DZoo, junto ao jardim: para acesso, avaliar possibilidade pedindo à Secretaria do PPG ou ao orientador. Para saída, é sempre permitido, mas fechá-la.

Procedimento furto ou roubo

3- Segurança pessoal

– Em trabalhando fora do horário normal de expediente, trancar sua porta.

– Ao deixar o prédio à noite, fazê-lo pela porta principal.

– Localize o extintor de incêndio mais próximo de sua sala.

– Rotas de fuga: todos os corredores do bloco principal e suas janelas (elas abrem por dentro). Se estiver no Anexo: (a) 1º andar: corredor e janelas dos laboratórios (abrem por dentro); (b) térreo: corredor e janela ao fundo (abre por dentro). Se necessário, quebre os vidros para sair.

4- Boas práticas de convívio

– Lixo em corredores: dispô-lo apenas nas lixeiras, jamais no chão. Caso elas não comportem, manter no interior da sala até a vinda da funcionária da limpeza, ou levar a uma lixeira externa.

– Cuidado com alfinetes entomológicos: no chão, machucam quem torce o pano com que lavou o piso.

– Recicláveis: melhor se levados diretamente à caçamba verde, situada no jardim DZoo, à direita de quem sai pela porta funcional.

– Resíduos químicos e perfurocortantes*: levar ao recolhimento setorial, externamente ao prédio, em frente ao Dept. de Genética, 5as manhã. Não entregar à funcionária da limpeza. Formulário descritivo dos itens deve ser preenchido para entrega junto ao material Ficha de Identificação de Resíduos Químicos. (*) Perfurocortantes devem estar acondicionados em recipientes próprios; assim como luvas e máscaras, o orientador pode provê-los.

– Resíduos biológicos: acionar orientador, pois as destinações acima não se aplicam.

– Não fumar nem no interior do prédio, nem no jardim DZoo, junto à porta funcional.

– Objetos inservíveis (mobiliário, informática, outros): se bens UFPR, comunicar à Coordenação do PPG e/ou ao orientador; se bens pessoais, levar embora e não depositar nos corredores.

– Espaço de Convivência: ao lado da Secretaria PPG-Entomologia. Aberto manhãs e tardes, acesso livre aos pós-graduandos, inclusive para refeições e reuniões com agendamento. Podem usar micro-ondas e geladeira. Graduandos necessitam de autorização pela Secretaria/Chefia. Zelar pelos bens e limpeza.

Representação discente: PPGs Zoologia e Entomologia têm, cada um, dois representantes (titular e suplente) junto ao DZoo. Participam das reuniões plenárias mensais. Calendário e atas de reuniões:

www.zoologia.ufpr.br

Dúvidas, intercorrências: contate seu orientador, a Secretaria de seu PPG, e/ou ptchaves@ufpr.br

Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1624