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INTERNACIONALIZAÇÃO | Parceria entre Brasil e Portugal no I Seminário Internacional de Fisioterapia Aquática

Publicado em: 4 de outubro de 2023 por aspec
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Foto: acervo LAM-SF/UFPR.

E vem mais notícias d´além mar! Em pós-doutorado na cidade de Chaves, norte de Portugal, a Profa. Dra. Vera Lúcia Israel, do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (DPRF) da UFPR, em parceria com as Professoras Doutoras Maria José Alves e Alcina Nunes, da direção do campus do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a equipe dos Laboratório AquaValor (IPB) e Saúde e Funcionalidade – Alegria em Movimento (LAM-SF/DPRF/UFPR), organizaram e realizaram o I Seminário Internacional de Fisioterapia Aquática. O evento contou com mais de 200 inscrições e ocorreu de forma híbrida nos dias 22 e 23 de setembro.

O evento apresentou contribuições sobre a Fisioterapia Aquática a partir de olhares de pesquisadores palestrantes de Portugal, Espanha e Brasil, entre eles Rui Costa (Ordem dos Fisioterapeutas, Portugal), Maria Reyes (Escola Enfermagem, Servizo Galego de Saúde, Espanha), Adriano Zanardi da Silva (LAM-SF/PPGEDF/UFPR, Brasil), Tiago Barbosa (IPB, Portugal) e Cesar Sá (Grupo de Interesse em Fisioterapia Aquática – Hidroterapia da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas). O professor Tiago Barbosa comentou sobre o crescente número de evidências científicas envolvendo as atividades aquáticas. O fisioterapeuta César Sá comentou sobre as possibilidades da fisioterapia aquática em Portugal.

Realizado de forma totalmente online, o segundo dia do evento contou com o apoio do Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAFIS/UFPR), e foi transmitido pelo Youtube (assista aqui). Entre os destaques, a palestra de Maria José Alves, que abordou as diferentes formas de investigação e utilização das águas minerais naturais nos resultados obtidos no CoLab AquaValor/IPB, bem como nos projetos de exercícios físicos aquáticos desenvolvidos por fisioterapeutas e profissionais da Educação Física da região de Chaves em parceria com o LAM-SF/UFPR do Brasil. Duas mesas redondas também fizeram parte da programação: “Fisioterapia Aquática na Saúde da Criança”, com a colaboração das professoras Tainá R. Melo e Luize B. Araujo; e “Fisioterapia Aquática na Saúde do Adulto e Idoso – pesquisas grupo LAM-SF”, com a participação dos fisioterapeutas Giovanna Leveck, André Doliny e Juliana Siega. Para a professora Vera Lúcia, “essa ponte entre os dois países ofertada pelo Seminário Internacional aproxima as realidades, torna rica a discussão e mostra as diferenças sobre o termalismo, uma vez que no Brasil a prática por fisioterapeutas em termas é ainda pouco explorada”.

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Foto: Equipe LAM-SF/UFPR (acervo LAM).

 

Por Danielle Salmória (colaboração Stephany Ferreira de Souza, Luis Henrique Paladini, Tainá Christinelli e Vera Lúcia Israel) – Aspec/SCB/UFPR

Notícias d´além mar | Professora de Fisioterapia em pós-doc em Portugal

Publicado em: 25 de agosto de 2023 por aspec

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O contato com pesquisadores de outros países enriquece significativamente a carreira acadêmica, permitindo um compartilhamento de projetos e novas parcerias em comunidade internacional. A Professora Dra. Vera Lúcia Israel, docente do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da UFPR e coordenadora do Laboratório de Saúde e Funcionalidade “Alegria em Movimento” (LAM-SF) está vivenciando esta oportunidade em seu pós-doutorado em Portugal.

No último mês a professora realizou visita técnica e participou de reuniões no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMINHO), na cidade de Braga. Com ela, as professoras pesquisadoras Ana Paula Pereira, Ana Serrano e Beatriz Pereira (Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga) e Ana P. C. Loureiro (Fisioterapia da PUC/PR). O objetivo dos encontros é elaborar os primeiros passos para uma parceria internacional do LAM-SF e do Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFPR com o Instituto de Educação da UMINHO, na linha de Atividade Física e Saúde, especialmente voltada à saúde da criança. “Com a construção dessa parceria sobre o tema da saúde da criança no aspecto de intervenção precoce poderemos manter a atenção biopsicossocial centrada na família e os contextos da vida da criança em suas rotinas, entendendo o papel e as possibilidades da Fisioterapia como parte da equipe transdisciplinar, para promoção e prevenção de atrasos e deficiências no desenvolvimento durante a infância”, explica Vera.

A intenção do grupo é também contribuir com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades, e contemplar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), do Ministério da Saúde do Governo Federal do Brasil.

 

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)

 

 

 

Colação de grau do curso de Fisioterapia

Publicado em: 7 de agosto de 2023 por aspec
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Na tarde de 07 de agosto, três estudantes do curso de Bacharelado em Fisioterapia da UFPR colaram grau em Sessão Pública na Sala de Reunião do Conselho Setorial de Ciências Biológicas. A Sessão foi presidida pelo Prof. Dr. Thales Ricardo Cipriani, Diretor do Setor, e teve a presença da Profa. Dra. Natália Boneti Moreira, Coordenadora do Curso, e de Patrícia Hachiguti, Secretária do Curso.

O Prof. Thales citou as possibilidades ofertadas aos formandos no decorrer da graduação e convidou os novos profissionais a darem continuidade à sua formação acadêmica nesta Instituição, recordando nossa alta pontuação em rankings de Educação.

Aos novos Fisioterapeutas, nossos parabéns e votos de um futuro de muitas realizações profissionais!

📸 Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)

Férias na UFPR é diversão e aprendizado: curso da Farmacologia trabalha com adolescentes a prevenção ao uso e abuso de álcool e drogas

Publicado em: 21 de julho de 2023 por aspec

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Em pleno período de férias escolares, 15 estudantes de Ensino Médio de três escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba, com idades entre 15 e 18 anos, escolheram passar suas manhãs e tardes aqui na UFPR! Eles foram convidados a participar do 1º Curso de Férias da Farmacologia, uma semana dedicada à construção do conhecimento coletivo sobre prevenção ao abuso de drogas. De 17 a 21 julho, os alunos receberam uma cartilha sobre o tema e se envolveram em atividades diversas propostas pela equipe de professoras do Departamento.

O objetivo deste Projeto de Extensão é esclarecer o mecanismo de ação das drogas de abuso e seus efeitos deletérios aos usuários através da vivência acadêmica e do método científico. “Trazê-los para dentro da UFPR foi muito importante. Inseridos na vivência acadêmica, eles conseguiram perceber – e a gente percebeu nitidamente – algumas mudanças em si mesmos, inclusive na concepção que eles tinham de um cientista”, diz a Profa. Joice Maria da Cunha, coordenadora do projeto. No primeiro dia, eles foram convidados a desenhar um artista e um cientista. No último dia, eles redesenharam os mesmos personagens e o resultado surpreendeu a equipe. “No redesenho, muitos se auto desenharam, considerando-se então cientistas após toda a vivência que tiveram conosco nesta semana, tendo agora a universidade efetivamente como um objetivo a ser conquistado”, afirma a Profa. Joice. Essa atividade artística foi inspirada numa pesquisa de mestrado realizada com adolescentes no Campus Botucatu da Universidade Estadual Paulista (UNESP) acerca do imaginário sobre a profissão de cientista.

“Eu achei que fosse ser uma experiência legal passar essa semana no Curso de Férias. Botei fé e vim, né? E foi muito melhor do que eu achei que seria! Aqui eu me senti livre para ser eu mesmo, num ambiente de amigos – e amigos inteligentes! Esses dias fizeram eu mudar a ideia que tinha de faculdade, eu questionava se realmente valeria a pena eu cursar. Mas vi que aprendi muito aqui e quero mais, quero estudar algo na área da Tecnologia. Quero agradecer aos professores e monitores que disponibilizaram o próprio tempo para ensinar para a gente, para preparar tudo, criar slides, cartazes, brincadeiras… essas pessoas são muito incríveis! — Gustavo Martins dos Santos (16), estudante do Colégio Estadual Amyntas de Barros (Pinhais-PR).

Quizz, gincana de funções cerebrais, simulação teatral de um tribunal de júri opondo o elemento cigarro e uma senhora usuária impactada por anos de abuso e óculos para simulação de visão alterada foram algumas das atividades do curso, todas desenvolvidas com base no método científico. Os estudantes praticaram as ferramentas de um cientista: formularam as hipóteses, as testaram através de experimentos, realizaram as coletas e as análises. Foi uma construção de conhecimento em conjunto, com base nos critérios científicos, como o de aleatoriedade. Todos os procedimentos foram supervisionados e monitorados por estudantes de pós-graduação e graduação e professores da UFPR. O conteúdo foi abordado de forma lúdica, integrando conhecimento e diversão.

Durante esta jornada, eles tiveram a oportunidade de vivenciar parte da rotina no ambiente acadêmico, como nas visitas ao Museu de Anatomia e Museu de Ciências Naturais, laboratórios e até no transporte e Restaurante Universitário, onde foram recebidos para os almoços, por meio de parcerias estabelecidas com Pró-Reitorias da UFPR. Uma Feira de Ciências, organizada pelos próprios estudantes no auditório do Departamento de Farmacologia, marcou o encerramento do Curso de Férias. Nesta ocasião eles puderam apresentar a outros professores e estudantes da Universidade o conhecimento construído, incluindo modelos de neurotransmissores e formação de sinapses.

“Tudo foi muito legal, teve gincana, teatro, experimento do efeito do álcool no fígado bovino… Eu estava ansiosa para usar o laboratório, porque quero estudar Biomedicina! E eu gostei de aprender sobre o tabagismo, porque minha mãe fuma, por isso eu acabo fumando passivamente, né? Mais uns argumentos para eu levar pra casa pra tentar convencer ela a parar de fumar! — Maria Antônia Berezuki Cunha (17), estudante do Colégio Estadual Amyntas de Barros (Pinhais-PR).

O 1º Curso de Férias da Farmacologia foi organizado, além da Profa. Joice, pela Profa. Dra. Janaína Menezes Zanoveli, vice-coordenadora do projeto, e realizado com colaboração e apoio técnico de uma grande equipe: a Profa. Dra. Eunice André, a Profa. Dra. Francislaine Aparecida dos Reis Lívero, a Dra. Patrícia Manuitt (pós-doc no Laboratório de Toxicologia Ambiental da UFPR), a mestranda em Educação Letícia Mendes, o graduando em Medicina Bruno Liebl e os monitores Álvaro Henrique Bernardo de Lima e Silva, Ana Paula Farias Waltrick e Ana Carolina Felipe da Silva, estudantes do Programa de Pós-graduação em Farmacologia; Bruna Renata Caitano Visnheski, graduanda de Biomedicina; Julia Maria Miranda, graduanda de Ciências Biológicas; e, Bárbara Renata de Oliveira e Luiza Eduarda Grieshaber, graduandas de Odontologia. O apoio das seguintes instituições foi fundamental para esta realização: Anna Medicina Cannabica, Belcher Farmacêutica, Instituto Inovamed, Companhia de Teatro da UFPR e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

“Além de feliz, eu estou muito surpresa com o resultado deste trabalho que estamos organizando desde janeiro. Foi fantástico ver na Feira de Ciências o tanto o que eles aprenderam em apenas uma semana. Até meu filho participou. Ele tem apenas 12 anos, apresenta um determinado grau do espectro autista, e acompanhou a turma!” — Dra. Patrícia Manuitt, venezuelana, doutoranda de Farmacologia.
Professores, acessem aqui uma sugestão de sequência didática para abordagem do tema: Sequência didática – Prevenção ao uso e abuso de álcool (wordpress.com)

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)

IX Semana Científica de Bioquímica traz a UFPR estudantes de diversas instituições do país

Publicado em: 21 de julho de 2023 por aspec
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Chega ao fim hoje a IX Semana Científica de Bioquímica da UFPR. Ao todo, foram 77 participantes entre alunos da UFPR e de outras instituições de ensino de Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro.

O evento teve início dia 17 de julho com uma cerimônia de abertura realizada na presença do Vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas, Prof. Dr. Marcelo de Meira Santos Lima, e contou com extensa programação. Foram 10 minicursos em dois eixos temáticos (Biologia Molecular e Proteínas e Oncologia, Enzimas e Macromoléculas) e 11 palestras de temas diversos da área, como a neurociência e os mecanismo de ação de drogas, a neurobiologia da memória e o futuro da agricultura.

A primeira edição desta semana científica ocorreu em 2013. O evento é organizado pelos Representantes Discentes juntamente com a Coordenação do Programa e conta com a participação dos docentes. Tem como objetivo propiciar aos participantes a oportunidade de conhecer as linhas de pesquisa do Programa, seus docentes e discentes, durante o desenvolvimento das palestras, minicursos e sessão de pôsteres.

É uma oportunidade aos pós-graduandos de desenvolverem suas habilidades de ensino, além de participarem e conhecerem todas as etapas envolvidas na realização de um evento científico. O evento também possibilita o retorno dos egressos, que participam como palestrantes. “A participação dos alunos do programa que ministraram minicursos e dos professores do programa que ministraram palestras de temas de suas expertises permitem uma ótima oportunidade para aprendermos e compartilharmos diferentes tipos de conhecimentos na área de Bioquímica”, afirma Lisley Janowski Spisila, doutoranda que integrou a equipe de organização do evento, ao lado dos também doutorandos Philippe Rodrigues Benetti e Dib Mady Diniz Gomes.

Esta edição da Semana Científica de Bioquímica teve patrocínio da Editora UFPR, da pH Científica, Analítica, Dsyslab e Waters. A estudante Lisley destaca a presença dos patrocinadores como um ponto muito positivo, “pois permitiu que o evento fosse realizado com mais recursos e qualidade”, afirma. Durante os momentos de coffee break, os participantes tiveram a presença também da Associação Amigos do HC.

Os participantes encerram o evento nesta sexta-feira (21) com uma confraternização na Assufepar.

Processos seletivos com inscrições abertas no Setor de Ciências Biológicas

Publicado em: 18 de julho de 2023 por aspec

O Programa de Pós-graduação em Genética recebe a partir de hoje (18 de julho) até  05 de agosto inscrições para o exame de seleção ao Doutorado. Interessados devem acessar o Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-graduação (SIGA) da UFPR e anexar todos os documentos solicitados. As linhas de pesquisa, os possíveis orientadores e o edital podem ser consultados no site do PPG.

INSCRIÇÕES ENCERRANDO

Nesta sexta feira, 21 de julho, encerram-se as inscrições para processo seletivo de quatro Programas do Setor de Ciências Biológicas: Botânica, Ciências Biológicas (Entomologia), Fisiologia e Zoologia.

O Programa de Pós-Graduação em Botânica oferta 8 vagas de mestrado, conforme edital (acesse aqui). As inscrições podem ser feitas no site do Programa. A prova dissertativa, configurando a primeira etapa de avaliação do processo, será no dia 28 de julho e as matrículas ocorrem a partir de 03 de agosto.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia) oferta 10 vagas de mestrado e 15 de doutorado nas linhas de pesquisa descritas no edital (acesse aqui). Para o mestrado, as avaliações de suficiência em língua inglesa e de conhecimentos em entomologia (oral) serão aplicadas no dia 25 de julho. Para o doutorado, o resultado da avaliação dos projetos será divulgado nesta mesma data e a avaliação oral será aplicada em 27 de julho. O período de matrículas inicia em 1º de agosto.

No Programa de Pós-Graduação em Fisiologia são ofertadas 16 vagas no mestrado e 12 no doutorado, conforme edital. As provas serão aplicadas no dia 31 de julho e as matrículas iniciam em 11 de agosto.

E no Programa de Pós-Graduação em Zoologia, estão sendo disponibilizadas 6 vagas de mestrado (acesse edital aqui). Inscrições pelo site. As provas serão aplicadas no dia 28 de julho e as matrículas iniciam em 10 de agosto.

Na próxima quarta-feira (26 de julho), encerram-se as inscrições para o processo seletivo de 2 vagas de mestrado e 13 de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia. Consulte as linhas de pesquisa e mais informações nos editais (mestrado e doutorado). A prova será realizada no dia 03 de agosto e as matrículas iniciam em 14 de setembro.

FLUXO CONTÍNUO

O Programa de Pós-Graduação em Educação Física está com processo seletivo para doutorado e pós-doutorado voluntário aberto em regime de fluxo contínuo até 30 e 31 de outubro, respectivamente. Oferta vagas nas linhas de pesquisa de Atividade Física e Saúde, Desempenho Físico e Esportivo e Aspectos Socioculturais do Esporte e Lazer do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR. Consulte editais aqui.

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)

Diferentes gerações reunidas em dia de lazer na UFPR

Publicado em: 7 de julho de 2023 por aspec

O esforço conjunto de professoras e acadêmicos do Departamento de Educação Física (DEF) tornou possível um encontro de alegria e emoção na UFPR. No último dia 27 reuniram-se no DEF 43 idosos participantes do Projeto Sem Fronteiras e 55 crianças da Escola Municipal Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto para um dia de interação e diversão.

O Dia de Lazer na UFPR foi construído a muitas mãos: Profa. Vera Moro, Profa. Rosecler Vendruscolo e Profa. Cinthia Lopes da Silva, recém-ingressa no quadro de docentes da UFPR. O evento teve o apoio de calouros, acadêmicos das disciplinas Prática de Ensino e Fundamentos do Lazer, bolsistas, acadêmicos do PET Educação Física e do Projeto Licenciar, este coordenado pela Profa. Letícia Godoy.

As crianças são alunas da professora Michaela Camargo (Mica), egressa da UFPR e parceira em diversas atividades no DEF, numa formação continuada. As propostas formativas que ela organiza nessa parceria possibilitam às crianças circularem por um lugar que muitas vezes está distante delas, não somente na quilometragem, mas especialmente no sonho de cursar o ensino superior em uma universidade pública”, conta Mica. Para ela “formar é humanizar e as relações intergeracionais são fundamentais, bem como as relações interinstituições”. 

 

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Divididas em grupos, as crianças realizaram uma apresentação de dança artística em interação com os idosos, aventuraram-se no slackline e no ciclismo, tiveram uma vivência de ritmos musicais na área do bosque, construíram brinquedos com materiais recicláveis e divertiram-se no ginásio com jogos e brincadeiras produzidos pelos estudantes de Educação Física da UFPR. O almoço no RU foi uma diversão à parte! “Nosso almoço foi chique! Tem aqueles pratos diferentes nesse restaurante”, disse Alice Soares, de 8 anos.

 

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Ao final do dia, todas as crianças foram agraciadas com medalhas pela participação nas atividades propostas. Na imagem, a Professora Cinthia, uma das organizadoras do evento, parabenizando a todos e lembrando de um direito fundamental das crianças: o direito de brincar!

 

Essa troca entre gerações pode, nas palavras da Profa. Rosecler, “fazer a diferença no entendimento e no relacionamento entre as crianças e as pessoas mais velhas em casa, na sua comunidade e na sociedade em geral”. Segundo a professora, que também coordena há 23 anos o Projeto Sem Fronteiras, essa interação também pode auxiliar nas mudanças de atitude em relação ao envelhecimento, à velhice e à pessoa idosa, principalmente no tocante aos preconceitos de idade (etarismo), no reconhecimento de suas potencialidades e dificuldades. “Esses projetos podem auxiliar na aquisição de conhecimentos e contribuir para que os participantes envelheçam melhor e com mais qualidade de vida”, complementa.

O Projeto Sem Fronteiras é voltado a adultos maduros e pessoas idosas.  Duas vezes por semana, eles praticam exercícios de alongamento, ginástica, musculação, atividades lúdicas e esportes adaptados às suas condições. No Centro de Educação Física e Desportos da UFPR, eles encontram espaço para a socialização, a integração, o bem-estar e o condicionamento físico. As atividades acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Os interessados em participar das atividades podem realizar inscrição diretamente com o grupo responsável nos dias e horários das aulas, portando seus documentos e um atestado que comprove aptidão física para a realização dos exercícios. 

 

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Acesse mais fotos do evento aqui!

 

Texto e fotos por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)

Mais de cem vagas abertas para diversos programas de pós-graduação do Setor de Ciências Biológicas

Publicado em: 14 de junho de 2023 por aspec

Sete programas de pós-graduação do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná estão com processos seletivos abertos para vagas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. São mais de cem vagas!

O programa de Pós-Graduação em Botânica disponibiliza 8 vagas de mestrado, conforme edital (acesse aqui). As inscrições podem ser feitas até 21 de julho no site do Programa. A prova dissertativa, configurando a primeira etapa de avaliação do processo, será no dia 28 de julho e as matrículas ocorrem a partir de 03 de agosto.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências-Bioquímica oferta 10 vagas de mestrado e 10 vagas de doutorado nas linhas de pesquisa descritas no edital. Os interessados devem se inscrever até o dia 19 de junho pelo site (acesse editais aqui). A prova de inglês, como primeira avaliação do processo, será realizada no dia 26 de junho e as matrículas iniciam em 05 de julho.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia) oferta 10 vagas de mestrado e 15 de doutorado nas linhas de pesquisa descritas no edital. As inscrições devem ser feitas pelo site (acesse editais aqui) até 21 de julho. Para o mestrado, as avaliações de suficiência em língua inglesa e de conhecimentos em entomologia (oral) serão aplicadas no dia 25 de julho. Para o doutorado, o resultado da avaliação dos projetos será divulgado nesta mesma data e a avaliação oral será aplicada em 27 de julho. O período de matrículas inicia em 1º de agosto.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Física está com processo seletivo para doutorado e pós-doutorado voluntário aberto em regime de fluxo contínuo até 30 e 31 de outubro, respectivamente. Oferta vagas nas linhas de pesquisa de Atividade Física e Saúde, Desempenho Físico e Esportivo e Aspectos Socioculturais do Esporte e Lazer do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR. Consulte editais aqui.

O processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia disponibiliza 16 vagas no mestrado e 12 no doutorado, conforme edital. As inscrições devem ser realizadas até 21 de julho. As provas serão aplicadas no dia 31 de julho e as matrículas iniciam em 11 de agosto.

O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia oferta 2 vagas de mestrado e 13 de doutorado nas linhas de pesquisa descritas nos editais (mestrado e doutorado). Os interessados devem se inscrever entre 15 de junho e 26 de julho pelo site. A prova será realizada no dia 03 de agosto e as matrículas iniciam em 14 de setembro.

O Programa de Pós-Graduação em Zoologia oferta 6 vagas de mestrado (acesse edital aqui). Os interessados devem se inscrever até 21 de julho pelo site. As provas serão aplicadas no dia 28 de julho e as matrículas iniciam em 10 de agosto.

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)

Projeto de Extensão Pé na Areia oferece vôlei de Praia e futevôlei na UFPR

Publicado em: 13 de junho de 2023 por aspec

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Incentivar a prática esportiva e disseminar valores como respeito às regras, ao próximo e ao trabalho em equipe, além de incentivar a superação individual, são objetivos do Projeto de Extensão Pé na Areia. Oferecendo à comunidade oportunidades e condições de acesso às atividades “de areia” de forma sistematizada e continuada, o projeto investe em saúde e aprimoramento das capacidades físicas e técnicas dos participantes.

Em parceria com o Centro de Educação Física e Desportos (CED), o Pé na Areia oferta atividades esportivas de areia/praia. Inicialmente serão disponibilizadas e acompanhadas as práticas de vôlei de praia e futevôlei.

As atividades são gratuitas e abertas para toda a comunidade (interna e externa a UFPR), para todas as faixas etárias e graus de habilidade. Exige-se apenas boas condições de saúde. Os participantes iniciantes receberão orientações para a prática.

As inscrições devem ser feitas neste link. Os interessados receberão um e-mail com confirmação do agendamento para as orientações iniciais e começo das atividades.

Dias: segundas, quartas e sextas-feiras
Horário: 11h às 12h30
Local: quadras de areia do CED (Centro Politécnico)

Aulas de circo na UFPR para toda comunidade

Publicado em: 23 de maio de 2023 por aspec

“Você quer voar?” É com esse convite inusitado que o Prof. Dr. Bruno Tucunduva (Depto. de Educação Física) começa a nossa conversa. E quem nunca sonhou em voar quando criança, ao ver os trapezistas no picadeiro quando o circo chegava na cidade? No Cirthesis, voar é possível! Com 20 anos de atividades na UFPR, mais de 2 mil pessoas já se aventuraram nas aulas desse Projeto de Extensão, ampliando seus limites pessoais.

O Cirthesis oferece atividades iniciantes (aulas de base e nivelamento) e avançadas, abertas a toda comunidade a partir de 16 anos. Os treinos envolvem ganho de força escalando um tecido ou fazendo uma acrobacia, resistência de abdômen e core no equilíbrio de ponta-cabeça ou sobre outras pessoas, maior flexibilidade muscular, amplitude de movimentos e coordenação motora. “A atividade circense prepara você de dentro para fora para conseguir se sair bem em qualquer modalidade esportiva ou de lazer. Já viu pessoa mais ‘safa’ que artista circense?”, instiga o Prof. Bruno, coordenador do projeto.

O empoderamento pessoal também é uma das promessas. “As aulas de circo podem transformar vidas, transformar suor e esforço em brilho especial no olhar. É mais que um exercício físico, é um encontro consigo mesmo”, afirma o professor.

Como a prática envolve certos riscos e desafios, o suporte do grupo é essencial. “Considero que, em especial na fase de vida de estudantes, é extremamente importante formar habilidades emocionais e atitudinais para se levar para frente os desafios e os sonhos. E esse é outro aspecto bem importante do circo, que é o lugar do fascínio, do extraordinário”, complementa Bruno.

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Acrobacias em tecido. Foto: acervo Projeto Cirthesis


Para Beatriz Spisila, estudante de Educação Física que participa do projeto desde 2020, a atividade proporciona aprendizados diários. “É o que mais amo fazer. O projeto mudou a minha vida, pois abriu meus olhos para essa arte que é o circo, uma arte que não possui limites. Não há limite de idade, limite corporal, limite de espaço, tudo podemos fazer no circo e em qualquer lugar. É isso o que mais me encanta”, revela. Seu colega de curso, Felipe Dalabona, participa desde março e encarou o projeto como um desafio. “Eu nunca tinha feito circo antes, não sabia muito o que esperar e nem se iria gostar, mas já nas primeiras aulas me apaixonei pela beleza de cada movimento e pelos níveis de complexidade de cada posição, principalmente nos aéreos, que são os que eu mais gosto”, conta.

A metodologia do Cirthesis oferece desafios adequados ao nível de habilidade e condicionamento de cada participante, com acompanhamento individualizado. O progresso do aluno é monitorado com avaliações nas dimensões física e funcional, cognitiva e coordenativa, expressiva e social, registradas em relatórios trimestrais.

 

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Para comemorar os 20 anos do projeto, foi instalado um Trapézio de Balanço ao ar livre no Centro Politécnico. A estrutura proporciona um especial contato com a natureza, em voos com vista para o horizonte. Foto: acervo Projeto Cirthesis

 

As aulas acontecem no Centro de Educação Física e Desportos da UFPR, no Centro Politécnico (Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Américas), de segunda a quinta-feira a partir das 18h e aos sábados das 10h às 12h, com possibilidade de horários especiais durante a semana (manhã e tarde). Novas turmas são abertas a cada semestre. A participação tem uma taxa mensal de R$ 120,00.

Para participar, entre em contato com a equipe do projeto pelo instagram e agende sua primeira experiência circense.

 

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)

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