O Departamento de Fisiologia, sediado no Setor de Ciências Biológicas, foi criado em 1985 a partir do desmembramento do então Departamento de Ciências Fisiológicas nos atuais Departamentos de Fisiologia e Farmacologia. Como resultado do grande número de aposentadorias que aconteceram no final da década de 1990, o Departamento sofreu uma importante transformação, passando a contratar exclusivamente docentes com o título de doutor e a incentivar o doutoramento dos docentes que ainda não possuiam tal titulação. Atualmente, o Departamento conta com 22 professores, todos eles doutores, que atendem 15 cursos de graduação de diversos Setores da UFPR: Cursos do Setor de Ciências da Saúde – Medicina, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Terapia Ocupacional (diurno e noturno); Cursos do Setor de Ciências Biológicas – Biomedicina, Ciências Biológicas (diurno e noturno), Fisioterapia e Educação Física; Cursos do Setor de Ciências Agrárias – Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia; Centro de Estudos do Mar – Tecnologia em Aqüicultura; Curso do Setor de C. Humanas – Psicologia; Curso do Setor de C. Exatas – Informática Biomédica.
A mudança do perfil dos docentes proporcionou o crescimento das atividades de pesquisa e a conseqüência natural desse processo foi a criação, em 2001, da área de concentração em Fisiologia junto ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Em novembro de 2009, foi aprovada a criação do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia (Mestrado), que iniciou suas atividades em março de 2010. Em dezembro de 2012, a CAPES autorizou a abertura do Curso de Doutorado. Atualmente, do total de 22 professores do Departamento de Fisiologia, 18 fazem parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Fisiologia. E todos os novos docentes têm rapidamente se credenciado no Programa, com produção excelente e totalmente compatível com os níveis de exigência da área CBII da CAPES, onde nos inserimos. O número total de alunos de mestrado e doutorado orientados pelos professores do programa no triênio 2010-2012 foi de 48 Mestres. Até Dezembro de 2015 formamos 45 Mestres (defesas).
Houve um sensível progresso do Departamento em termos de infraestrutura, laboratórios, equipamentos, número de dissertações e teses orientadas, e produção científica (quantidade e qualidade). Para ilustrar essa melhoria neste período a Figura 1 ilustra a distribuição das 120 publicações dos docentes do Departamento credenciados no Programa de Pós-graduação no final de 2012 (16 professores), e apresenta os dados do primeiro biênio (2013 e 2014) do próximo quadriênio de avaliação. Ainda no âmbito da pesquisa, o Departamento de Fisiologia conta com vários alunos inseridos no Programas de Iniciação Científica, no Programa de Voluntariado Acadêmico, assim como na orientação de trabalhos de conclusão de curso de alunos dos cursos de Medicina, Biomedicina, Ciências Biológicas e Zootecnia.
O Departamento de Fisiologia também se destaca por sua atuação em projetos de extensão e na promoção de cursos e eventos. Atualmente, o Departamento desenvolve o projeto de extensão intitulado “Fisiologia na Educação de Jovens para a Cidadania”, coordenado pela Profa Ana Maria Caliman Filadelfi. Além desse projeto, o Departamento oferta cursos e eventos, dentre os quais destacamos cursos de extensão nas áreas de Neurociências e Fisiopatologia. Portanto, destaca-se que o Departamento de Fisiologia apresenta uma imensa capilaridade entre inúmeros cursos de diferentes setores da UFPR haja vista a característica multifacetada e multidisciplinar que a Fisiologia, como ciência, apresenta. Com isso, podemos estabelecer as missões que permeiam a atuação de nosso departamento. São elas:
Promover o ensino de Fisiologia de qualidade nos cursos de graduação, contribuindo para formação de profissionais que atuarão nas áreas da saúde, ciências biológicas e ciências agrárias.
Tornar o Programa de Pós-graduação em Fisiologia da UFPR referência no sul do País, buscando a excelência no panorama nacional, com produção científica de qualidade e capacidade de formar recursos humanos para atuar no ensino e na pesquisa.
Atuar na extensão universitária promovendo ações de integração do ensino e da pesquisa em Fisiologia com a comunidade interna e externa. Nesse contexto, destaca-se o papel central da Fisiologia como uma ciência básica, inserida no ensino fundamental e médio e na vida cotidiana das pessoas.
Apesar do evidente crescimento do Departamento de Fisiologia no atendimento da graduação e da pós-graduação, com conseqüente aumento de produtividade e massa crítica, não houve aumento no espaço físico, o que tem gerado adequações, que nem sempre atendem às necessidades geradas por essa expansão. Com a entrega do anexo I do Setor de Ciências Biológicas, o Departamento de Farmacologia desocupou área corresponde à aproximadamente 700 m2, dos quais o Setor destinou boa parte para expansão do DFisio. Entretanto, este local necessita de reforma, uma vez que a SUINFRA detectou sérias avarias nas paredes e piso. Neste momento os projetos complementares para reforma deste espaço estão em fase de conclusão. Estamos aguardando, desde 2013, decisão da administração central quanto à disponibilização de verba para tal reforma, que garantirá expansão do espaço, minimamente necessária, para abrigar laboratórios de aula e pesquisa que se traduzirão em melhores condições de trabalho para todos.
Para consultar o planejamento estratégico do departamento de 2023-2026 clique aqui
SECRETARIA
Responsável Técnico Administrativo
Rogério Waenga
Horário de funcionamento
8h às 12h
13:30h às 17h
Telefone para contato
(41) 3361-1714
E-mail:
fisiologia@ufpr.br