Apresentação

Formar recursos humanos de qualidade e com formação sólida em Genética, priorizando a produção discente de conhecimento científico, gerando conhecimento adequado a atender as demandas regionais e nacionais nos setores da saúde, agronegócios, meio ambiente e biotecnologias, gerando conhecimento científico básico e aplicado, inovações e tecnologias educacionais

objetivos

– Produzir conhecimento científico inovador, visando atender as demandas nacionais por ciência e tecnologia, capazes de sustentar o desenvolvimento social e econômico do País;

– Formar e qualificar docentes e pesquisadores, capazes de promover o desenvolvimento científico, ocupar postos de trabalho em Universidades e centros educacionais, e protagonizar a nucleação de novos centros de pesquisa no âmbito regional e nacional;

– Gerar produtos e serviços de qualidade à comunidade, permitindo a integração entre o ambiente acadêmico e seu entorno, gerando ferramentas educacionais especializadas e tecnologias que possam ser transferidas à cadeia produtiva e/ou a serviços de saúde.

perfil-egressos

O perfil esperado dos egressos do PPG-GEN são profissionais qualificados para atuar no ensino de graduação e pós-graduação, em pesquisa científica acadêmica e industrial, atendendo as demandas sociais em outros setores da sociedade, tais como agronegócio, na preservação do meio ambiente e na saúde humana. Por vocação, o PPG-GEN tem atuado diretamente na formação de professores da rede básica de ensino e por isso, muitos dos egressos tem atuado nesse segmento da educação.

O programa tem acompanhado continuamente seus egressos, e conta com uma ferramenta institucional (Portal do Egresso), uma plataforma criada por tecnologia própria da UFPR. Por meio desta, indicadores atualizados e auditáveis coletam dados de bancos públicos, como Ministério do Trabalho e Economia, CAPES e CNPq, o que tem permitido o rastreamento dos postos de trabalho ocupados pelos egressos do PPG-GEN.

Por esses indicadores, é perceptível o papel de protagonismo do programa na nucleação de centros de excelência em pesquisa e ensino na área da Genética em todo território nacional, em especial na região sul do Brasil. A maioria dos egressos do Programa tem seguido a carreira acadêmica em instituições públicas e privadas, em todos os seguimentos da educação (da básica à educação superior). Outra parcela tem se colocado em grandes empresas, atuando nas áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) ou em vendas e suporte técnico. Em curto prazo, observamos uma boa parcela dos egressos realizando estágios pós-doutorais em instituições de prestígio nacional e internacional.

Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1587

Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1587