Olá, bem-vindas e bem-vindos à página do projeto de extensão “DST: Educação e Prevenção”!
A equipe desse projeto é composta atualmente por 4 docentes do Departamento de Patologia Básica da UFPR e 2 estudantes do Curso de Graduação em Biomedicina. Esse projeto tem como objetivo a divulgação de informações confiáveis e embasadas cientificamente referentes às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), de modo conciso e de fácil acesso. Neste momento, o projeto dá enfoque especial ao papilomavírus humano (HPV), por ser a IST mais frequente em todo o mundo e que traz sérias implicações para homens e mulheres, como o desenvolvimento de vários tipos de câncer.
Convidamos você a acessar o conteúdo que será disponibilizado nesta página e também interagir conosco via nossas postagens no nosso perfil do Instagram @dstextensão_ufpr.
Até breve!
Professoras. Adriana F. Mercadante, Camila Marcon, Cristina Leise, Larissa M. Alvarenga
Graduandas em Biomedicina: Vivian Heimbecker e Fernanda Fitz
Atenção!!! Relacionamos abaixo algumas informações que podem ser úteis para toda comunidade:
Mas, e aí? Você sabe o que é o HPV?
O HPV (nome do inglês ´Human Papillomavirus´) é um vírus que pode ser transmitido pelo sexo afetando tanto homens quanto mulheres. Alguns tipos de HPV causam os chamados condilomas, também conhecidos como verrugas genitais ou venéreas, crista de galo ou como figueira. Outros tipos de HPV são considerados de alto tipo oncogênico, ou seja, causam infecções mais duradouras com grande risco de progredir para o desenvolvimento de cânceres. Abaixo são descritos os principais cânceres causados pelo HPV em homens e mulheres.
Tipos de cânceres associados ao HPV
Nas mulheres, o HPV pode causar câncer de colo de útero, de vagina e de vulva. Entre eles, merece destaque o câncer de colo de útero que é o terceiro tipo câncer mais comum em mulheres no Brasil. Além disso, é a quarta causa de morte das mulheres por câncer no país, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Embora muitas pessoas imaginem que apenas as mulheres sofram as consequências mais graves da infecção pelo HPV, nos homens, esse vírus pode causar cânceres de ânus, de pênis e de orofaringe.