Laboratório de Pesquisas Multiusuários Colhendo Bons Frutos

O laboratório presta suporte ao desenvolvimento de atividades relacionadas a projetos referentes a pesquisas de Entomologia Agrícola e Microbiologia Ambiental. Acolhe pesquisas de Mestrado e Doutorado vinculados a quatro Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Programa de Pós-graduação em Agronomia Produção Vegetal (PPGAPV), Programa de Pós-graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia (PPGMPP), Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo e Programa de Pós-graduação em Química) e a um Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Fitossanidade. Além disso, oportuniza vagas para discentes de graduação de Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na forma de Programa de voluntariado acadêmico, Iniciação Científica em projetos guarda-chuvas aos de Pós-Graduação.

Trabalhos de extensão levantam demandas no setor agrícola que são levadas aos grupos de pesquisas envolvidos e se transformam em subprojetos estratégicos para o desenvolvimento da produção agrícola e do agronegócio no Estado.

O Laboratório de Colhendo Bons Frutos está sob responsabilidade das Profas. Dras. Maria Aparecida Cassilha Zawadneak (entomologia agricola) e Ida Chapaval Pimentel (microbiologia ambiental) e possui infraestrutura necessária para identificação de principais pragas de culturas hortícolas, criação de artrópodes e moluscos, isolamento e cultivo de microorganismos de interesse agrícola e bioensaios de técnicas de controle biológico.

O laboratório de pesquisa Multiusuários Colhendo Bons frutos dispõe de infraestrutura já estabelecida com os seguintes Equipamentos multiusuários:
• Sala de microscopia avançada Zeiss com um microscópio trinocular com iluminação para campo claro, campo escuro e contraste de fase, um estereomicroscópio trinocular, uma câmera digital científica conectados a um computador para registro avançado de imagens;
• Estufas B.O.D. com fotoperíodo e umidade controlada;
• Incubadoras Shaker de bancada de alta capacidade;
• Autoclave vertical analógica;
• Cabine de fluxo laminar horizontal;
• Capela;
• Estufas bacteriológicas;
• Balança digital de precisão;
• Sala climatizada a 25C, UR de 70% e fotoperíodo de 14h;
• Casa-de-vegetação.
Laboratório Multiusuários Colhendo Bons frutos
Piso terreo laboratorio 125 – Fone 41 33611710

O agendamento deve ser feito pelo formulário on line