Departamento de Patologia Básica

Colhendo Bons frutos: da academia ao campo

Em muitos municípios paranaenses, o cultivo do morangueiro tem um papel importante na economia, principalmente pelo valor econômico da fruta e pela mão-de-obra que absorve nas propriedades rurais, dais quais 95,6% são de agricultura familiar. Diante da exposição frequente de questões relativas à segurança alimentar e preservação ambiental, novas exigências de mercado passaram a influir na competitividade deste fruto, cuja comercialização é afetada, por vezes, pela contaminação com resíduos. O morango é uma fruta bem aceita pelo consumidor, contudo, para sua expansão se verificar de forma sustentável, há uma grande necessidade de execução de estudos que identifiquem e ajudem a sanar os pontos críticos nos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva.
O projeto Colhendo Bons frutos é desenvolvido em lavouras de agricultura familiar de produção de morangueiro, nos laboratórios de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Paraná. Como resultados esperados espera-se desenvolver anualmente as seguintes ações: 1) Reuniões com técnicos e produtores em comunidades rurais alvos da pesquisa; 2) Realização de visitas técnicas a lavouras de diversos Municípios; 3) Gerar experimentação nas diversas áreas temáticas do projeto e, a partir dos resultados obtidos, propor soluções; 4) Participação em eventos cientifico nacionais com apresentação de resumos científicos; 5) Realização de Treinamento e capacitações; 6) Confecção de material de divulgação (bonés, camisetas, banners e folders); 7) orientação de alunos em TCC, mestrados e PIBIC; 8) Difusão do projeto em palestras a produtores rurais.
O projeto Colhendo Bons frutos traz importantes contribuições na formação acadêmica e profissional dos graduandos e pós-graduandos envolvidos e, finalmente, contribuiu com melhoria da competitividade da cadeia produtiva do morangueiro do Paraná.
Coordenadora:
Maria Aparecida Cassilha Zawadneak (BL/DPAT)
Joatan Machado da Rosa (BL/DPAT)
Ida Chapaval Pimentel (BL/DPAT)

Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1697

Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1697