Departamento de Patologia Básica

Ecologia e Saúde Pública: os artrópodes peçonhentos e pragas urbanas como modelos.

O projeto Ecologia e Saúde Pública: os artrópodes peçonhentos e pragas urbanas como modelos foi idealizado por acadêmicos de ciências biológicas. Na educação, sua aplicação para promover a aprendizagem já foi pontuada por referenciais teóricos como Vygotsky, Piaget e Wallon. Trabalhos recentes demonstram que os jogos são boas ferramentas para gerar êxito escolar, ao proporcionarem um maior engajamento e socialização por parte dos alunos, além de aumentar o interesse sobre o conteúdo e absorção de novos conceitos. No presente trabalho, o objetivo foi elaborar dois jogos didáticos de tabuleiro a serem aplicados no Ensino Fundamental, em aulas de Ciências que envolvam temas de ecologia e saúde pública.

Os jogos podem ser fundidos, transformando-se em um terceiro com funcionalidade própria. Os artrópodes são tema central em ambos os jogos, que têm como cenário áreas urbanas – inspiradas na realidade de Curitiba-PR. No primeiro jogo, intitulado “Corrida Peçonhenta”, os estudantes são levados a conhecer os principais artrópodes peçonhentos associados às cidades. No segundo jogo, intitulado “ArtroPragas”, são abordados alguns dos insetos que são considerados pragas urbanas. Os jogos contam com tabuleiros, tótens e cartas que são unidos a um terceiro conjunto de elementos para formar o jogo conjunto, intitulado “Artrolândia”. Neste último jogo, os estudantes são levados a conhecer os animais abordados nos outros dois jogos, assim como artrópodes adicionais de ocorrência em regiões urbanas que desempenham outras funções ecológicas em seus habitats naturais.

Também foram propostos questionários de avaliação do conhecimento, para aplicação antes e após a execução dos jogos, além de um questionário ergonômico para avaliar a impressão dos estudantes sobre aspectos visuais e práticos dos jogos. Todos os materiais produzidos serão disponibilizados no repositório público da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para que sejam usufruídos e adaptados por educadores de ciências e biologia. Esperamos que os jogos propostos sejam viáveis em contribuir com a aprendizagem sobre ecologia de artrópodes e saúde pública, assim como possam servir de inspiração para futuras atividades com jogos educacionais. Embora os jogos ainda não tenham sido aplicados e avaliados, o projeto gerou dois Trabalhos de Conclusão de Curso (Licenciatura) do Curso de Ciências Biológicas da UFPR.

O projeto tem uma página no Instagram (@artropodescola) e conta financiamento da PROEC.

.

ANDREY JOSE DE ANDRADE – Coordenador(a)/Orientador(a) (andreyandrade@ufpr.br)

EDSON ANTONIO TANHOFFER – Vice-Coordenador(a) (edsonanta@ufpr.br)

ANDERSON LEPECO (al.lepeco@gmail.com)

FELIPE WALTER PEREIRA (felip3walter@gmail.com)

NATALIA DO NASCIMENTO (natienascimento.21@gmail.com)

PEDRO HENRIQUE DE SOUZA NOGA (phdsnoga@gmai.com).

Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1697

Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1697