Desenvolver, conduzir e implementar um instrumento avaliativo capaz de realizar um diagnóstico claro e preciso das potencialidades e fragilidades do PPG-GEN, afim de nortear o planejamento estratégico e tomada de decisões que implicarão na para consolidação do programa de pós-graduação.
Comissão Própria de Auto-Avaliação PPG-GEN
– Prof. Dr. Daniel Pacheco Bruschi (Coordenador PPG-GEN)
– Profa. Dra. Daniela Morais Leme (Corpo Docente Permanente)
– Prof. Dr. Ricardo L. Souza (Corpo Docente Permanente)
– MsC. Saritha Suellen Lopes da Silva (Aluno Doutorado PPG-GEN)
– Dra. Lorena Carolina Peña (Egresso PPG-GEN)
– Roberto Sentone (Corpo técnico-Administrativo)
Dimensões Avaliativas
O processo de autoavaliação deverá considerar cinco dimensões: (i) proposta, ensino e aprendizagem, (ii) produção de conhecimento científico, (iii) internacionalização, (iv) inovação e transferência do conhecimento e (v) impactos e relevância social. Essas dimensões perfazem pontos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Plano Nacional de Pós-Graduação da CAPES (PNPG/CAPES).
O processo de Autoavaliação
O processo de autoavaliação do PPG-GEN envolve a participação de docentes, discentes, egressos, técnicos e membros da comunidade externa, mas que tem participação efetiva no mesmo, como os supervisores internacionais de nossos estudantes em seus estágios no exterior e locais de atividades de nossos egressos. A visão desses distintos públicos nos permitirá traçar um panorama mais completo dos impactos que o PPG-GEN está tendo na formação de recursos humanos e na sua inserção na sociedade.
O processo será gradual e cumulativo, de forma que a comunidade acadêmica possa estar sensível à reflexão profunda dos aspectos que tange a Pós-graduação. Por se tratar de um processo, tal comissão prevê ações em sequência, resultando na tomada de decisões que por consequência, resultarão no ganho de qualidade do programa.
Instrumentos
A autoavaliação se dará por consulta a comunidade do PPG-GEN por meio de formulários considerando sua percepção sobre programa. Serão elaborados formulários específicos para cada público (discentes, docentes e participantes externos). A partir desses formulários exploratórios, a CPA aprofundará os diagnósticos dos temas apontados como fragilidades do programa. Para tal, a CPA terá acesso aos dados internos da secretaria, relatórios anuais de produção do programa e individual de cada docente. Com base nesses dados, a CPA irá sugerir quais serão os indicadores de qualidade que deverão ser considerados pelo PPG-GEN e definir quais os tipos de ações podem ser implementados para atender essas demandas.
Para as potencialidades indicadas pelos formulários, a CPA irá correlacionar quais as ações tomadas pelo PPG-GEN resultaram nesse ganho de qualidade e avaliar sua ampliação.
Coleta de dados
Como fonte de dados, foram considerados: (i) dados diretos, obtidos a partir da plataforma de gestão academia (SIGA), indicadores do portal do egresso e dados da plataforma Sucupira, (ii) dados indiretos, coletados a partir de formulários de autoavaliação sobre a percepção de docentes e discentes e participantes externos sobre o programa e (iii) avaliação quadrienal anterior (2013-2016) e dados da avaliação quadrienal de Meio Termo da CBI.
Etapas e Cronograma
Resultados preliminares
A análise preliminar dos dados do PPG-GEN, considerando os anos que compreendem a avaliação (2017-2019), partiu da análise das recomendações do Comitê de Área no relatório do quadriênio anterior, da análise exploratória junto à comunidade do PPG-GEN e dos dados coletados até o momento desse quadriênio.
Acompanhe o relatório preliminar da CPA/PPG-GEN e conheça o Planejamento estratégico do programa.