Teste Seletivo para professor substituto regulamentado pelo Edital PROGEPE 129/23, na área de conhecimento Educação Física, matéria específica Temas Emergentes, Projetos Integrados e Estágios, junto ao Departamento de Educação Física, Setor de Ciências Biológicas.
Informações e editais referentes ao Teste Seletivo 129/2021 serão publicadas na página do Departamento de Educação Física.
Acesse a seção “Serviços” e “Concursos e Testes Seletivos”.
Ou pelo link a seguir: https://bio.ufpr.br/educacaofisica/concursos-e-testes-seletivos/
17/03/2021 – Por Jéssica Tokarski
O curso de especialização Preparação Física nos Esportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas até 21 de abril para os interessados em ingressar na turma de 2021.
Devido à pandemia de Covid-19, esta turma terá parte do conteúdo na modalidade remota, intercalando quinze dias nesse formato com uma semana intensiva de imersão nos conteúdos práticos.
A formação aborda as mais recentes evidências científicas em torno do treinamento esportivo, com ênfase na preparação física. O curso também apresenta um extenso conteúdo prático direcionado para agregar conhecimentos técnicos e metodológicos em diversos esportes e para debater, na prática, soluções para problemas e barreiras para o desenvolvimento esportivo, contemplando desde a iniciação ao alto rendimento.
Os tópicos da especialização abordam periodização, avaliação esportiva, bioquímica, suplementação, psicologia esportiva, gestão do esporte na infância e na idade adulta, entre outros assuntos.
O corpo docente é composto por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação Física, considerado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como sendo de excelência; por professores externos convidados que atuam centros de treinamento de alto rendimento; e por profissionais preparadores físicos de diversas modalidades.
Interessados devem realizar a inscrição preenchendo este formulário.
Para mais informações, contate o coordenador do curso, professor Julimar Pereira , pelo e-mail julimarpereira@ufpr.br
Informações e editais referentes aos Testes Seletivos 42/2021, 43/2021 e 44/2021, serão publicadas na página do Departamento de Educação Física.
Acesse a seção “Serviços” e “Concursos e Testes Seletivos”.
Ou pelo link a seguir: https://bio.ufpr.br/educacaofisica/concursos-e-testes-seletivos/
Publicado, em 29/12/2020, o EDITAL N.º 113/20‐PROGEPE com a abertura do Concurso Público para provimento de 01 (uma) vaga para o cargo de professor da Carreira do Magistério Superior, Classe A, Adjunto A, Nível 1, em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Educação Física do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná.
Área de Conhecimento: Comportamento motor: Desenvolvimento motor, controle e aprendizagem motora
Período das inscrições: 15/02/2021 a 16/03/2021
Na última quarta-feira (15/07), o Plenário do Departamento de Educação Física/DEDFIS (reunido em sessão específica para esse fim), aprovou por unanimidade entre os presentes o Planejamento Estratégico da Unidade para os próximos dois anos.
O documento, elaborado pela Chefia do Departamento, conta com quatro eixos estruturantes: ensino, pesquisa, extensão e administração. Cada um desses eixos, possui uma série de diretrizes, indicadores e ações vinculadas.
O professor Julimar Luiz Pereira, Chefe do Departamento, ao apresentar o documento ao plenário reforçou a amplitude de abrangência que o Planejamento possui e necessária a consecução das diferentes ações realizadas pelos integrantes da comunidade do DEDFIS. Além disso, destacou a importância de aumentarmos a visibilidade das atividades desenvolvidas na Unidade.
Acesse o documento para conhecer mais detalhes.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou nesta terça-feira (8) o novo edifício do Departamento de Educação Física (DEF), no Centro Politécnico. A construção, que teve início em 2009, ficou sete anos parada e foi retomada em 2016, com parte da alvenaria, e então, no final de 2017 teve início a etapa de acabamentos e finalização.
As novas instalações receberão laboratórios mais amplos e modernos, além das salas de aulas, secretarias e gabinetes dos professores. A previsão é de que até o início de 2020 todas as atividades didáticas aconteçam no novo prédio. As ações que envolvem ginásio, quadras, áreas de luta e tablados de ginástica devem continuar no edifício do Campus Botânico, que terá parte do espaço até então ocupada pela Educação Física direcionada para o Departamento de Fisioterapia.
Para o chefe do DEF, Ricardo João Sonoda Nunes, os ganhos com o novo edifício serão imensos. “A estrutura oferece um potencial muito maior para desenvolver as ações que já realizamos e qualificar os processos pedagógicos e de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, é um retorno do trabalho desenvolvido em 40 anos de departamento”.
O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças e também professor do DEF, Fernando Marinho Mezzadri, destaca que a inauguração das instalações cumpre dois grandes objetivos: o término de obras inacabadas e o atendimento de uma antiga demanda do curso. Ele explica que o recurso empregado no prédio, que ao todo custou R$ 12,2 milhões, tem sido economizado desde 2017. “Investimos mais de R$ 9 milhões nos últimos dois anos. Este ano tivemos poucos recursos e menos ainda para obras. Entretanto, estamos levando com muito rigor o término de um conjunto de obras que estavam paralisadas, a partir de um planejamento aprovado pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) em 2017”.
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, enfatiza que inaugurar um prédio de primeiro mundo e que dá melhores condições para a comunidade da Educação Física em um momento que os recursos praticamente inexistem é uma vitória da universidade. “A universidade resiste, subsiste e sobrevive. Estamos, talvez agora, dando o passo mais difícil nesse contexto dos últimos anos que é o passo da expansão, apesar de todos os indicativos estarem contrários.
Segundo ele, o fato é um sopro de otimismo nesses tempos pessimistas. “Que isso resulte em uma melhor formação na graduação e na pós-graduação e em mais produção científica nesse curso e programa que já são orgulho da UFPR”. A inauguração do espaço contou com a primeira atividade acadêmica oficial – a aplicação de uma prova – e com a apresentação da bateria do curso de Educação Física.
Fonte: Superintendência de Comunicação Social – 8 de outubro de 2019 – 13h00